Alimentação Saudável desde o início

ARTIGOS MÃES&FILHOS

Gravida Saudável

A vontade de engravidar é a melhor altura para reavaliar o seu estilo de vida, no qual se inserem as suas opções alimentares. Está bem fundamentado que estes nove meses dentro da barriga da mãe e os dois anos seguintes ao nascimento do bebe são críticos para o seu desenvolvimento.

E surgem dúvidas às futuras mães: o que comer, quando comer, como comer, muito ou pouco? A verdade é que as 24 horas alimentares de uma grávida podem tornar-se numa autêntica montanha russa!

A primeira ideia a ter presente é: não é preciso comer em maior quantidade, mas sim com maior qualidade, e com um intervalo entre refeições o mais regular possível. Esta noção vai ajuda-la a manter o seu aumento de peso dentro dos intervalos recomendados, e mantê-la a si e ao seu bebe bem nutridos.

Ao pequeno-almoço procure ingerir uma fonte de cereais integrais e de absorção lenta como o pão de mistura, integral ou de centeio, ou flocos de aveia. Adicione uma fonte de lacticínios como o queijo ou o leite. No caso de não optar pelo leite mas por uma bebida vegetal, garanta que a mesma é enriquecida em cálcio, que será fundamental para o desenvolvimento ósseo e dos dentes do bebe.

Tanto a meio da manhã como a meio da tarde existem inúmeras escolhas que pode explorar! Uma peça de fruta, um iogurte com frutos secos, 1 chá e uma fatia de pão com queijo, 1 iogurte com flocos de aveia. Procure evitar alimentos mais ricos em açúcares simples como as bolachas, os bolos e os sumos, que não vão contribuir para a sua saciedade, reservando-os para festas.

Ao almoço e ao jantar os vegetais e legumes serão sempre ótimas opções tanto na sopa como no acompanhamento do prato! Uma vez que são ricos em fibras e água vão ajudá-la a manter-se saciada e atuar na prevenção da obstipação, que é tão frequente na gravidez. Em relação ao consumo de carne, peixe e ovos, procure ingerir mais carnes magras, destas o frango é uma excelente opção uma vez que é mais rico em ferro, e peixe, sendo que o consumo de peixes como o salmão, sardinha e cavala deverá ser de 2 vezes por semana, devido ao seu elevado teor de ómega-3, fundamental para o desenvolvimento cognitivo e visual do bebe.

Gravidez Saudável

Existe ainda um componente essencial ao correto funcionamento do organismo e que é tantas vezes ignorado no nosso dia. Torne a água num elemento chave da sua rotina! Já experimentou fazer em casa águas aromatizadas? E que tal uma infusão de ervas para a acompanhar? São boas opções para aumentar a sua ingestão.

Também é preciso ter em consideração que existem alguns nutrientes, importantes para a evolução da gravidez e desenvolvimento saudável do bebe, cujas necessidades estão de tal forma aumentadas que não conseguem ser supridas através de uma alimentação saudável, sendo necessário recorrer a suplementação para serem alcançados os valores recomendados na gravidez. São eles o ácido fólico, ferro e iodo.

Mas acima de tudo o principal é viver esta nova fase da forma mais calma e tranquila, desfrutando de cada etapa e novidade!

Marta Magriço

Nutricionista 2153N

Saiba mais sobre Gravidez

Manter a forma na gravidez