Cicatriz de Cesariana – 2 anos depois que cuidados ainda ter?

ARTIGOS MÃES&FILHOS

cicatriz cesariana

Quem teve uma cesariana sabe que deve ter alguns cuidados com a sua cicatriz para que esta possa cicatrizar correctamente.

No primeiro ano é inegável que a mulher se preocupa com a sua cicatriz e a protege bem. No entanto, por norma, esta preocupação vai diminuindo gradualmente e após 2 anos a cicatriz passa já muito despercebida e poucos serão os casos de mulheres que ainda se preocupam com “ela” diariamente.

Sabe os cuidados e que alertas deve ainda ter passados 2 anos do seu parto por cesariana?

Já passaram 2 anos e agora?

Existem sempre alguns cuidados básicos regulares a ter com a cicatriz, tal como hidratá-la e protege-la do sol nos dias de verão e praia.

Caso tenha uma cicatriz que tenha criado queloide ou esteja aderente e pouco móvel poderá abordá-la de forma específica mesmo tendo passado 2 anos.

Uma Massagem Terapêutica ou de Mobilização da Cicatriz que seja adequada evita:

  • Aderências na zona da cicatriz;
  • Alterações da sensibilidade;
  • Alterações ou o mau funcionamento do músculo subjacente à mesma;
  • Ajuda também no aspecto abdominal, diminuindo a ‘bolsinha’ que muitas vezes se acumula em cima da cicatriz.

Caso a cicatriz tenha sido bem mobilizada desde o início e tenha ganho a mobilidade normal desejada os cuidados com a cicatriz serão apenas os básicos já mencionados em cima.

Assim, sugerimos que possa fazer uma autoavaliação do estado da sua cicatriz e que possa olhar de forma crítica, analisando o que poderá estar mal. Se com esta análise não ficar satisfeita com o aspecto da sua cicatriz, o que lhe sugerimos é que não fique conformada. Existe sempre quem a pode ajudar, mesmo já tendo passado muito tempo após a sua cesariana.

Para pedir uma avaliação à sua cicatriz, contacte-nos.

Inês Cancela de Abreu

Fisioterapeuta

Saiba mais sobre o tratamento de lesões no pós-parto

Tratamentos de estética