Histórias Mães&Filhos

ARTIGOS MÃES&FILHOS

diastase e hernia
Histórias Mães&Filhos
A D. tem mais de 1 ano de pós-parto, nunca fez recuperação específica e chegou até nós por sensação de falta de controlo abdominal, barriga sempre “em balão” e hérnia umbilical. A diástase inicial era significativa e a competência abdominal quase inexistente.
Começámos com muito foco na activação do transverso (músculo abdominal mais profundo que faz de “cinta” natural) e correcção da postura e agora, que já é capaz de manter a estabilidade abdominal enquanto faz outra coisa ao mesmo tempo, estamos a avançar para exercícios mais difíceis e complexos.
Após 1 mês e meio de trabalho temos uma melhoria visível da competência abdominal (capacidade de controlar o aumento de pressão dentro do abdominal que acontece quando nos mexemos no dia a dia e fazemos exercício ) e a diminuição do afastamento dos rectos (diástase abdominal).
A pressão base/em descanso  (“barriga em balão”) vai ser o nosso próximo desafio!!
diastase e hernia

O antes e depois da activação.

Neste momento já faz sentido iniciar a ginástica abdominal hipopressiva para complementar a sua recuperação e contornar a sua “barriga para fora”.
É importante perceber que técnicas devemos usar em cada fase da recuperação, e não usá-las todas ao mesmo tempo só porque sabemos que podem funcionar.
Nunca falta, empenha-se em todas as aulas, e leva as dicas para casa. Foi a mega dedicação desta Mãe que fez com que obtivesse este resultado – nós passamos as ferramentas mas vocês têm de as utilizar 🙂

Não deixe nunca de acreditar em si, e procurar ajuda se sente que algo não está bem! Ser seguida por um fisioterapeuta especialista em saúde da mulher é fundamental nestes casos! Na Fisioterapia Mães&Filhos lidamos com este tipo de questões diariamente e saberemos informá-la e muni-la de estratégias para que seja ativa no processo de recuperação! Contacte-nos aqui.

Inês Cancela de Abreu

Fisioterapeuta

Saiba mais sobre pós-parto

Continuar em forma no pós-parto