Mães com boa postura – Actividades com o bebé

ARTIGOS MÃES&FILHOS

Hoje abordamos o tema – Actividades diárias com o bebé:

Continuamos a falar nas posturas que as mães devem ir tentando adoptar, principalmente no seu dia-a-dia, nas suas rotinas, para evitar o acumular de tensões e consequentes lesões. (Ver artigo “Mães com boa postura – Amamentação” aqui)

A Fisioterapia Mães&Filhos dá-lhe alguns exemplos e dicas para que possa corrigir a sua postura durante estes momentos e possa lidar cm o seu corpo de forma diferente!

1.Pegar no bebé

Para chegar à altura do bebé deve dobrar os joelhos e apoiar os dois pés no chão um à frente do outro. Para segurar na criança deverá inclinar o tronco à frente mas mantendo as costas direitas (o contrário de “encurvar”), para subir deverá fazer força na perna da frente e esticar joelhos. No momento da subida o bebé fica próximo do tronco e as costas sobrem direitas. Esta sequência irá evitar esforços desnecessários por parte da musculatura da coluna;

pegar bebé correctamente
Como pegar bebé ao colo

2.Segurar no bebé ao colo

Existem várias formas de pegar o bebé. É importante que a mãe se sinta confortável enquanto segura no filho e que ao mesmo tempo consiga manter uma postura adequada enquanto o suporta.

  • Para não sobrecarregar a coluna manter um bom alinhamento –  evitar projectar a bacia para a frente (muito comum!);

postura correcta com bebé

  • Quando tiver o bebé ao colo de lado, evite inclinar o tronco para o lado. Intercale a anca na qual pousa o bebé;

Correcta postura pegar bebé

  • De forma a diminuir a tensão muscular na zona torácica evite elevar os ombros e “encurvar” as costas  sobre o bebé;
  • Utilize os dois braços para suportar o bebé distribuindo o peso simetricamente. Varie a posição de suporte do bebé sobre o lado direito, lado esquerdo e de barriga para baixo.

segurar bebé

3.Banho

Embora o banho seja um momento de relaxamento ou diversão para muitos bebés, por vezes as mães acabam por ter que se curvar demasiado sobre a banheira e realizar algumas acrobacias que acabam em dores principalmente na coluna e nos joelhos.

  • Previna-se e evite escorregar ou cair colocando um tapete anti-derrapante no chão junto à banheira;
  • Caso seja necessário ajoelhar-se para dar o banho ao bebé, proteja as suas articulações com algo em que se possa ajoelhar. Almofadas de jardinagem ou toalhas dobradas por baixo dos joelhos são ótimas opções;

Dar banho de joelhos

  • Se estiver a dar banho de pé,  escolha um suporte de banheira que seja ajustável e consiga subir até à sua altura do seu umbigo;

altura do suporte de banho para bebé

  • Para não realizar um grande esforço segurando o bebé na banheira enquanto lhe dá banho,opte por um suporte de criança que é colocado dentro da banheira e sustensa o bebé numa posição segura por si só.

Suporte para banheira

Pequenas dicas para grandes resultados!

Fisioterapia Mães&Filhos, consigo desde o início

pos-parto

Inês Cancela de Abreu

Fisioterapeuta

Saiba mais sobre Pós-Parto

Continuar em forma no pós-parto