GRAVIDEZ

Drenagem linfática manual

O “inchaço” ou edema gestacional dos membros inferiores e pés é conhecido por todas as grávidas! Quem é que não chegou ao último trimestre da gravidez e não conseguia calçar os seus sapatos?

Como combater o edema gestacional?

Actualmente tem-se como principal recurso a utilização da Drenagem Linfática Manual (DLM) na redução do edema durante a gravidez.

A DLM, segundo o método de Leduc, deve ser executada por um fisioterapeuta especializado e com os devidos conhecimentos acerca do sistema linfático e outros sistemas com o qual ele se interliga.

É feita com pressões suaves, lentas e intermitentes, que seguem o trajecto do sistema linfático, facilitando algumas das suas funções. A técnica de Leduc está associada a três categorias de manobras – chamada, captação e reabsorção, onde se produz um aumento da pressão tecidular, a orientação no sentido da drenagem fisiológica e a evacuação da linfa através dos colectores.

Habitualmente as grávidas recorrem a esta técnica a partir do terceiro trimestre, no entanto as sessões podem ser iniciadas a partir do terceiro mês de gravidez, cerca de duas vezes por semana. Em casos de edemas exacerbados, a gestante poderá fazer até três sessões semanais.

Em qualquer um destes casos é sempre obrigatório a presença de prescrição do médico responsável.
A Fisioterapia Mães&Filhos® irá agir em conformidade com a mesma e com conhecimento dos procedimentos indicados e contra-indicados.
Desta forma, é possível realizar um tratamento seguro e eficaz, sem provocar nenhum tipo de dano às nossas grávidas!

Onde

Em sua casa
Poderá usufruir do tratamento em sua própria casa.

Em clínica
Venha ter connosco às nossas instalações e faça uma avaliação e posteriores tratamentos nos seguintes horários

Material

A Fisioterapia Mães&Filhos® disponibiliza e leva o material necessário.

Quer saber ainda mais?