GRAVIDEZ

Pilates clínico pré-parto adaptado à gravidez

O maior objectivo do pilates clínico na gravidez é o de apreciar os benefícios do exercício e evitar possíveis riscos. A indicação de exercícios pelo fisioterapeuta constitui um desafio em que a segurança da mãe e do bebé é a prioridade.

O exercício deverá ser leve a moderado e irá ajudar a manter a forma física, força e endurance, fazendo com que as alterações físicas da gravidez ocorram de forma mais controlada e confortável. A mulher grávida que teve uma prática regular de exercício físico durante a gravidez enfrentará o momento do parto com maior confiança e determinação, e a sua recuperação após o mesmo será mais rápida.

Assim, direccionado às grávidas a partir de qualquer altura da gestação (tendo uma maior precaução a partir dos 4 meses) e com autorização médica, a evidência científica apela que a prática de exercício físico durante a gravidez é altamente aconselhada.

Durante as sessões, os exercícios e movimentos originais de pilates são adaptados à condição da grávida. Além de lentos e com poucas repetições, são coordenados pela respiração permitindo respeitar o ritmo e os limites de cada grávida.

Outra vantagem é que muitos exercícios do pilates são feitos em quatro apoios: os dois joelhos e as duas mãos no chão, uma posição que ajuda a aliviar a pressão sobre as costas e a bacia, além de ser óptima para auxiliar os bebés a movimentarem-se na direcção certa para a hora do parto.

Os exercícios de pilates clínico podem ser utilizados segura e eficazmente ao longo da gravidez!

Apesar disso, é necessário ter consciência de que existem algumas contra-indicações, daí a importância da realização de uma consulta de avaliação inicial antes de integrar uma mãe numa turma de pilates clínico.

Assim é obrigatório que tenha uma declaração do seu médio ginecologista/obstetra que comprove a sua habilitação para frequentar uma aula de pilates clínico.

É importante que esteja a ser seguida por um fisioterapeuta devidamente especializado na saúde da mulher, como acontece na Fisioterapia Mães&Filhos®. Caso tenha iniciado o exercício durante a gravidez com outra entidade procure saber se o profissional que a segue é competente.

Processo de integração nas aulas de pilates clínico para grávidas:

1. Inicialmente será sujeita a uma avaliação individual, que permitirá a definição de objectivos a alcançar durante as sessões. Aqui é feita a triagem das indicações e contra-indicações da realização de exercício físico durante a sua gravidez.

2. As sessões são em pequenos grupos de mães onde a atenção da Fisioterapia Mães&Filhos® é redobrada e personalizada para as suas mães.(Se pretendido, existe a possibilidade de algumas sessões serem de carácter individual para que possa aprender os princípios do pilates).

3. No mínimo deverá permanecer no pilates clínico um mês para poder verificar resultados.

4. A frequência indicada será de 2 a 3 vezes por semana. As aulas têm uma duração de 45 minutos.

Onde

Em sua casa
Opção 1. Junte 2 a 4 mães amigas ou familiares e as aulas de pilates são realizadas em casa
Opção 2. Poderá também usufruir de um curso individual e intensivo.

Em clínica
Opção 3. Será inserida num grupo de entre 5 a 6 mães dentro dos seguintes horários

Material

Em sua casa
A Fisioterapia Mães&Filhos® disponibiliza o material necessário para realizar os exercícios, embora aconselhe a compra de algum material para que possam fazer exercícios em casa.

Cada mãe deve ter:
– Colchão
– Bola grande adaptada à sua altura
– Duas toalhas (cabeça e rosto)
– Roupa Cómoda

Em clínica
Será suficiente trazer consigo o seguinte material:
– Duas toalhas (cabeça e rosto)
– Roupa cómoda

Quer saber ainda mais?