INCONTINÊNCIA URINÁRIA

Disfunção urinária, sexual e fecal.
Disfunção dos Músculos do Pavimento Pélvico

A incontinência urinária resulta da incapacidade em armazenar e controlar a saída da urina.

A incontinência anal caracteriza-se pela incapacidade de controlar os gases ou as fezes (líquidas ou sólidas).

Em Portugal estima-se que 15% da população masculina e 40% da população feminina seja afectada pelo problema da incontinência.

Em relação às mulheres, caso alguma vez tenha tido perca de urina quando fez algum esforço ou porque simplesmente não aguentou até chegar à casa de banho, tenha sentido dificuldade no controlo dos gases, ou nota que após o parto a sensibilidade durante os momentos mais íntimos está diminuída, aconselhamos a consultar um médico uro-ginecologista. Em relação aos homens a disfunção anal, e em alguns casos a incontinência urinária, poderá também ser analisada e acompanhada.

Contacte-nos para que possamos indicar-lhe quais os profissionais que trabalham em parceria com a fisioterapia e que a/o podem ajudar em conjunto connosco no tratamento da disfunção urinária, anal ou sexual.

Mas afinal porque podemos sofrer de incontinência urinária?

Os Músculos do Pavimento Pélvico (MPP) ou períneo formam uma banda muscular desde a púbis até ao cóccix e são o “chão” do nosso tronco suportando os órgãos pélvicos, a bexiga, o útero e os intestinos.

Estes músculos ou região muscular são os que rodeiam e envolvem o ânus, a vagina, e a uretra. Assim sendo contribuem para a força de encerramento da uretra e ânus prevenindo a perda de urina e fezes e modelam a relação sexual através da força de encerramento da vagina.

No entanto é de realçar que a força de encerramento do ânus e uretra que permite a continência urinária e anal não depende só da força que fazemos. Para além da musculatura que controlamos existe também o músculo liso. As paredes do intestino, bexiga, útero, vagina e uretra são forradas de músculo liso que contrai independentemente da nossa vontade.

Urinar

Urinar

Se os dois tipos de músculo – musculo estriado (que nós controlamos) e músculo liso (que contrai involuntariamente) – estiverem saudáveis não há perdas de urina ou fezes e a função sexual estará intacta.

Benefícios gerais do Pilates clínico:

– Melhora a postura e consciência corporal;
– Reduz o perímetro abdominal;
– Melhora a força e resistência muscular;
– Previne o aparecimento de lesões;
– Estimula o bem-estar psicológico;
– Aumenta a concentração;
– Contraria o stress;
– Ajuda a prevenir a incontinência urinária, beneficiando também a sexualidade;
– Alivia a dor articular e muscular;
– Alivia a tensão e fadiga muscular;
– Acelera a reabilitação pós-lesão;

A Fisioterapia Mães&Filhos® pode ajudar!
Pretendemos estimular as mães ou casais que estejam a passar por esta situação a serem avaliados e devidamente acompanhados pelo profissional mais indicado.
Não tenha medo ou vergonha de falar do assunto, contacte-nos!

Conheça o programa que lhe permite ganhar consciência e estimular a contracção dos músculos que ajudam no tratamento da incontinência urinária ou anal e ainda da disfunção sexual. O tratamento destina-se tanto a homens como mulheres.

A Fisioterapia Mães&Filhos® realiza o tratamento através de um conjunto de técnicas, entre elas a utilização de um aparelho de tecnologia de ponta que permite ajudá-la(o) a reconhecer qual a causa do problema (fraqueza muscular, falta de consciência corporal, diminuição da endurance – manter contracção durante um longo período de tempo).

O serviço disponível não pretende ser um pacote mensal mas sim um tratamento que acontece num período de tempo limitado. A manutenção poderá ser feita posteriormente frequentando as aulas de pilates clínico.

Onde

Por ser um tratamento frequentemente comparticipado pelo Estado ou seguradoras é importante realçar que:

Na Clínica Dr. Dídio de Aguiar, exceptuando o serviço de pilates clínico, poderá usufruir das parecerias com as seguintes seguradoras/entidades:
ADSE, ARS, Câmara Municipal de Lisboa, Portugal Telecom, Multicare, Médis, PSP, Caixa Geral de Depósitos, SAMS, Allianz

Em sua casa, com prescrição médica para tratamentos de fisioterapia e recibo da Fisioterapia Mães&Filhos®, poderá pedir o reembolso junto da ADSE ou do seu seguro.

Material

A Fisioterapia Mães&Filhos® disponibiliza e leva o material necessário.

Quer saber ainda mais?