ACOMPANHAMENTO DE DOULA

A Doula é uma profissional que acompanha individualmente a mulher na gravidez, no parto e/ou no período pós-parto. É uma facilitadora do seu processo de autoconhecimento e de integração da maternidade na sua vida, estando presente e ajudando a mulher a gerir todas as mudanças e desafios inerentes a esta fase da sua vida, de forma a que possa compreender melhor as suas necessidades e aquilo que faz sentido para si e para o seu bebé e assim sentir-se mais tranquila, segura e consciente de si mesma.

O papel da Doula não integra qualquer intervenção clínica nem substitui o acompanhamento de nenhum profissional de saúde, proporcionando sim um acompanhamento prático e emocional da mulher.

Embora mais focado na mulher e nas suas necessidades, este acompanhamento pode estender-se ao pai e ao casal, se essa for a vontade de ambos, promovendo igualmente a integração da paternidade na sua vida e a comunicação e harmonia entre o casal.

Acompanhamento antes da gravidez

No processo de preparação da mulher e/ou do casal para a paternidade podem surgir diversas dúvidas e questionamentos em relação a todas as transformações implicadas bem como questões emocionais inerentes a esse processo, não só mas especialmente em casos de infertilidade e de perda gestacional.

O acompanhamento da Doula poderá iniciar-se ou ocorrer apenas durante este processo, consoante as necessidades da mulher.

Acompanhamento durante a gravidez

O acompanhamento da Doula à grávida ou ao casal consiste em várias sessões individuais durante a gravidez. Ao longo destas sessões são abordados e feita uma reflexão acerca de diversos assuntos que a mulher considere importantes para si, como por exemplo questões práticas relacionadas com a gravidez, a elaboração do plano de parto ou a preparação logística do período pós-parto. A Doula poderá também auxiliar na pesquisa de informação relevante e baseada em evidência cientifica se a mulher assim o desejar.

Estas sessões são igualmente um tempo e um espaço abertos à expressão e gestão emocional da mulher e do casal, factor este muito importante para a vivência de uma gravidez tranquila e saudável, para uma presença segura e tranquila da mulher no parto e para a facilitação da integração do bebé na vida familiar.

A sessões poderão decorrer em clínica ou ao domicilio. A Doula estará também disponível telefonicamente durante toda a gravidez.

O acompanhamento na gravidez pode iniciar-se logo que a gravidez seja confirmada ou em qualquer outra fase da gravidez, sendo possível também a realização de apenas uma ou mais sessões unitárias para abordar algumas questões mais específicas.

Acompanhamento durante o parto

A presença da Doula durante a gravidez pode ou não estender-se ao momento do parto, consoante a escolha do casal, cuidando e apoiando a mulher no alívio da dor e facilitando o seu relaxamento e a sua gestão emocional.

A Doula poderá acompanhar a mulher ou o casal durante todo o processo de trabalho de parto, mediante a instituição onde este decorrer. Esta estará permanentemente contactável e disponível para acompanhar o parto, durante as semanas que precedem e as semanas seguintes à data prevista do parto.

Acompanhamento no período pós-parto

A Doula pode também acompanhar a família no período pós-parto, no domicilio, apoiando-a em questões práticas, por exemplo, relativas à alimentação e cuidados ao bebé, cuidando e apoiando a mulher e promovendo o estabelecimento de uma rede de apoio logístico à família.

O papel da Doula será também o de facilitar a gestão emocional da mulher nesta fase da sua vida, quer relativamente à integração de como decorreu a gravidez e o parto, quer relativamente ao seu processo de transformação em mulher-mãe.

Dúvidas Frequentes

1. Cada sessão é individual/ou em casal e funciona como consulta, com marcação prévia;

2. A sessão não tem uma duração fixa.

Onde

Ao domicílio ou Em clínica

ClíniCa da Criança e do Adolescente,

Avenida Elias Garcia, Nº 59 – 6º andar, 1050-048 Lisboa

Para Dúvidas e Marcação

Fisioterapeuta Inês Guimarães – 917 97 38 46

inesguimaraes@fisioterapiamaesefilhos.com

Quer saber ainda mais?