SHIATSU SHINTAI

O ShinTai é uma terapia desenvolvida a partir do Shiatsu tradicional e da fusão de várias outras terapias como a osteopatia, a terapia sacro-craniana e a medicina oriental.

Esta terapia promove a libertação e realinhamento da fáscia e a regulação do sistema nervoso simpático e parasimpático.

A fáscia é uma camada de tecido conjuntivo que envolve todas as estruturas do nosso corpo (ossos, músculos, nervos, articulações, órgãos, etc), com a função de sustentar todas elas. Por ser muito fina, extremamente sensível e ininterrupta, conectando todas estas estruturas entre si, qualquer alteração na sua estrutura (por exemplo tensão devido a stress físico ou emocional) pode levar a alterações na estrutura e/ou na função dos órgãos e outros tecidos que esta envolve directa ou indirectamente.

A origem destas alterações fasciais e consequentemente alguns sintomas de disfunção, desconforto ou dor pode estar associada a diversas causas físicas, como a falta de movimento ou exercício físico em excesso, situações traumatológicas, lesões anteriores ou stress; bem como a causas emocionais, como situações traumáticas ou períodos de grandes alterações na vida da paciente, durante os quais foram despoletadas diversas emoções que, inconscientemente, não foram processadas e libertadas, gerando assim tensões em diversas partes do corpo.

O sistema nervoso autónomo, uma parte do sistema nervoso que funciona de forma involuntária e inconsciente, é constituído pela porção simpática (responsável por diversas funções fisiológicas associadas a respostas de “luta ou fuga” e que é activada quando há stress físico ou emocional) e pela porção parasimpática (responsável por regular as funções associadas ao relaxamento). Situações de stress físico e/ou emocional intensas e/ou prolongadas no tempo podem levar a uma hiperactivação da porção simpática e a incapacidade de activação da parasimpática (levando ao aparecimento de alterações do sono, digestivas, tensões musculares, ansiedade, etc)

O Shiatsu ShinTai utiliza diversas técnicas com o objectivo de libertar e reequilibrar a fáscia e regular o sistema nervoso, promovendo assim o realinhamento do corpo e assim maior amplitude de movimento, melhoria na postura corporal, diminuição do cansaço e stress e um aumento da energia e vitalidade da paciente. Através deste realinhamento físico, esta terapia promove igualmente a libertação de memórias e emoções associadas, permitindo à paciente libertar-se da influência das mesmas no seu estado emocional e nos seus padrões de pensamento, focando progressivamente mais a sua atenção no momento presente (e não no passado e no futuro) e estando mais alinhada consigo mesma.

Durante a sessão a paciente encontra-se vestida e deitada confortavelmente e a terapeuta aplica diversas técnicas não invasivas e com toque suave em vários pontos do corpo.

Algumas Indicações para o Shintai:

  • Dor lombar

  • Dor dorsal

  • Dor cervical

  • Alterações da coluna vertebral

  • Alterações/Dor bacia e/ou ancas

  • Alterações posturais

  • Dor de cabeça/Enxaquecas

  • Cansaço

  • Stress

  • Confusão mental e pensamentos acelerados

  • Ansiedade

  • Instabilidade emocional

  • Depressão

Dúvidas Frequentes

1. Cada sessão é individual e funciona como consulta, com marcação prévia;

2. A sessão tem a duração aproximada de 45 minutos.

Onde

Em clínica

ClíniCa da Criança e do Adolescente,

Avenida Elias Garcia, Nº 59 – 6º andar, 1050-048 Lisboa

Para Dúvidas e Marcação

Fisioterapeuta Inês Guimarães – 917 97 38 46

inesguimaraes@fisioterapiamaesefilhos.com

Quer saber ainda mais?